56 ANOS DE HISTÓRIA, SHOWS E MUITO ROCK ‘N’ ROLL – PARTE I

Mais Rock Rock ‘n' Roll Sem categoria

ImagemPostRafael

 

Salve salve Nação Tricolor e Rock ‘N’ Roll,

 

Gostaria de adiantar, antes de qualquer outra coisa, aos que não torcem para nosso amado SPFC que a matéria de hoje está relacionada aos 56 Anos de História do Morumbi, a alguns Shows que lá aconteceram, um que ainda vai acontecer e vou falar sobre o bom, velho e eterno Rock ‘N’ Roll… fiquem despreocupados, pois não existirá a questão do “clubismo”. Então, caso interesse, acompanhe e faça suas considerações. Vou dividir essa matéria em 4 partes, cada uma com um dos Shows e a quinta delas ficará para o mês de dezembro, após o Show da última turnê do Black Sabbath, intitulada sabiamente como “The End”, passar pelo Morumbi.

 

Para aqueles que acompanham minhas publicações, sabem que costumo escrever às segundas-feiras, mas a última ficou sem texto devido à dificuldade. Acontece que especificamente essa semana, queria falar a respeito dos 56 Anos de História do Morumbi, mas já desconfiava que inúmeros meios de comunicação fariam isso, então optei por fazer algo diferente e relacionar essa História dos 56 Anos a todos aqueles Shows que já aconteceram em nossa casa. Ao meu ver, seria diferente e talvez interessante.

 

Confesso que, em um primeiro momento, cogitei escolher um Show para cada Ano de História do Morumbi, porém isso ficaria um tanto quanto maçante e talvez cansativo para a leitura. Deixei separados os 56 Shows, como havia planejado… mas preferi deixar isso para um possível livro detalhado para quem realmente tenha mais interesse sobre ou talvez escrever aos pouco resenhas contando Show a Show. Sendo assim, optei por escolher 5 dentre os 56 de minha lista e confesso ter sido extremamente complexo. Vale lembrar que o conteúdo citado nessa matéria é algo totalmente particular e que me gerou inúmeros questionamentos daquilo que eu deveria ou não colocar e suas relações com a História do Morumbi, importância desses Shows, dentre tantas outras coisas que estavam em minha cabeça.

 

Tenho plena ciência que não vai ser a opinião de muitos e talvez não agrade a gregos e troianos, porém peço a gentileza de que solicitem dentre os mais de 150 Shows que já aconteceram no Morumbi sobre qual querem saber mais, que daí poderei fazer uma análise, inúmeras pesquisas e deixar o material aqui em uma próxima oportunidade. Peço desculpas e reconheço que me estendi na explicação.

Vamos lá, os Shows que escolhi foram os seguintes: Queen (1981), KISS (1983), AC/DC (2009), Roger Waters (2012) e o do Black Sabbath que será esse ano, sendo mais exato, no dia 04 de dezembro.

 

Vou escrever sobre os Shows em ordem cronológica, explicar o real motivo de ter escolhido esse ou aquele e comentar a respeito de todos… até mesmo sobre os que não pude assistir, por infelizmente ainda não ser nascido na época. Como disse o M1TO: “Meu coração é um escudo de 5 pontas, vermelho, preto e branco” e exatamente levando em consideração essas tais 5 pontas, escolhi 5 Shows.

rogerio-ceni

 

Uma última colocação antes de começar a escrever sobre os Shows e informações relacionadas, queria mencionar com máximo orgulho que, ao contrário do que uma grande maioria de brasileiros diz por aí, o Rock In Rio de 85 NÃO foi o divisor de águas em nosso país por trazer Shows Internacionais, até porque vale lembrar que, tanto o Queen, que apareceu aqui em 81, como o KISS que tocou em 83, fizeram suas apresentações no Morumbi, depois se fizeram presentes no festival, que na época ainda podia ser chamado de “Rock”, algo que definitivamente NÃO acontece mais tem tempos.

Queen (1981)

 

john-deacon

 

Iniciando com a passagem do Queen, que realizou Shows nos dias 20 e 21 de março de 1981, e que será a Parte I da História sobre os Shows selecionados. Eu infelizmente não era nascido na época ainda, mas tenho certeza absoluta, por conta de pesquisas realizadas a respeito, que esses dias ficaram gravados para sempre na memória dos paulistanos e não só isso, mas vale lembrar que ainda esse ano será lançado um novo box, que contará com apresentações ao vivo gravadas pela banda e outrora transmitidas pela rádio BBC de Londres. Essas foram tiradas da prateleira e remasterizadas. Foi intitulado como “Queen On Air: The Complete BBC Sessions”. Existe uma previsão para que chegue às lojas no dia 4 de novembro. Existirão as seguintes versões: um CD Duplo Ao Vivo, um Vinil Triplo, Arquivos Digitais e uma Versão de Luxo que contará com Seis Discos, acrescida de destaques e pontos altos das transmissões das apresentações, além de 220 minutos de entrevistas com membros da banda. Na época em que o Queen esteve no Morumbi, a banda inglesa tinha uma década de existência e reuniu cerca de cem mil pessoas por noite, uma vez que na época não era possível mensurar com exatidão o público presente em um evento desse porte, mas em ambas as noites foram esgotados os ingressos. Ainda que desnecessário falar a respeito, Freddie Mercury ao lado do assombroso talento de Brian May, esse que na época foi destacado pela imprensa como a alma musical do grupo, porém ao meu ver, ainda que realmente seja, não teria o mesmo brilho sem Freddie Mercury, um artista incrível, admirável e o qual foi responsável pelo nome da banda. Reunindo esses talentos, eles foram capazes de conquistar facilmente a platéia desde o início, a qual deu seu show à parte e inclusive cantou “Love Of My Life” MUITO alto, surpreendendo os próprios músicos, que não esperavam uma recepção tão calorosa. O baixista John Deacon, por exemplo, esteve no palco durante a apresentação vestindo uma Camisa do São Paulo FC e inclusive em todos os lugares que pude ler a respeito, dizem que sacudiram o Estádio. Existiu apoio total da mídia e o show foi transmitido através da TV e Rádio Bandeirantes.

queen-on-air

 

 

A versão com Seis Discos terá uma Versão Condensada do Show que aconteceu no Estádio do Morumbi, em São Paulo, no dia 20 de março de 1981. Isso talvez já mostre que o Rock In Rio realmente NÃO tenha sido o tal divisor de águas como costumam dizer, apenas penso isso… não posso afirmar nada.

 

queen

 

O Disco Três, onde estariam presentes algumas das músicas que foram gravadas aqui teria essa lista:

 

Golders Green Hippodrome, Londres, 13 de setembro de 1973

“Procession” (Intro Tape)
“Father To Son”
“Son And Daughter”
Guitar Solo
“Son And Daughter” (Reprise)
“Ogre Battle”
“Liar”
“Jailhouse Rock”

 

Estádio Do Morumbi, São Paulo, Brasil, 20 de março de 1981

Intro
“We Will Rock You” (Fast)
“Let Me Entertain You”
“I’m In Love With My Car”
“Alright Alright”
“Dragon Attack”
“Now I’m Here”
“Love Of My Life”

 

 

Maimmarktgelände, Mannheim, Alemanha, 21 de junho de 1986

“A Kind Of Magic”
Vocal Improvisation
“Under Pressure”
“Is This The World We Created”
“(You’re So Square) Baby I Don’t Care”
“Hello Mary Lou (Goodbye Heart)”
“Crazy Little Thing Called Love”
“God Save The Queen”

 

Espero que a leitura possa ter sido agradável e queiram acompanhar as informações sobre os outros Shows, que inclusive já foram mencionados aqui. O setlist do Queen em 1981 dentro do Morumbi foi:

We Will Rock You (Fast)
Let Me Entertain You
Play The Game
Somebody To Love
Save Me
Now I’m Here
Dragon Attack
Fat Bottomed Girls
Love Of My Life
Flash
The Hero
Crazy Little Thing Called Love
Bohemian Rhapsody
Tie Your Mother Down
Another One Bites The Dust
Sheer Heart Attack
We Will Rock You
We Are the Champions
God Save The Queen

 

Saudações Tricolores e até a próxima com muito mais Rock ‘N’ Roll,

 

GOES, Rafael
Siga no Twitter: @tweet2rafa
Siga no Instagram: @rafaelfaverogoes

 

P.S.: Em todas as próximas matérias, essas que pretendo postar em breve, colocarei os links das Partes que já tiverem presentes aqui no Tricolor On The Rock. Aumentem o som e curtam ao máximo…