AA das Palmeiras

Floresta

AAPalmeiras

Fundada em 9 de novembro de 1902 e sediada inicialmente na Av. Angélica, Santa Cecília (lugar de grandes casarões e de famílias nobres da capital paulistana), a Associação Athlética das Palmeiras sempre possuiu forte vínculo com o Club Athlético Paulistano. A afinidade entre os dois times surgiu ainda nas primeiras partidas disputadas entre si, quando o time principal das Palmeiras enfrentava o segundo quadro (time B) do Paulistano.

Com o prestígio gerado por esses encontros, o time foi admitido na Liga Paulista em 1904 (com o curioso fato de a maior parte do seu elenco ser formada justamente por ex-jogadores do time B do Paulistano), onde se tornaria, futuramente, tricampeão.

Ainda em 1904, o clube mudou-se para a Chácara da Floresta, onde construiu seu campo e passou a sediar seus jogos. Em 1916 o CA Paulistano doou as arquibancadas de seu antigo estádio, o Velódromo. Rapidamente a Floresta se tornou um grande pólo esportivo da Cidade de São Paulo.

Aliados desde sempre, os dois clubes fundaram a Associação Paulista de Esportes Atléticos, em 1913, e, posteriormente, em 1925, a Liga dos Amadores de Futebol. Contudo, ao fim dos anos 20, num período de transição em que o dinheiro corria pelos bastidores (profissionalismo marrom), o custo do futebol encareceu. Logo o clube começou a se enfraquecer e a se endividar, a ponto de quase perder o arrendamento da Chácara da Floresta.

Em 16 de novembro de 1929, a equipe deixa a LAF e se filia novamente à APEA. Pouco depois, o próprio Paulistano joga a toalha e abandona o futebol. Seus diretores, sócios e jogadores, descontentes com tal medida, logo procuraram a AA das Palmeiras em busca de outra solução.

A união do CA Paulistano à AA Palmeiras resultaria no nascimento de um clube de ponta e de berço. Gigante. Detentor, por assim dizer, de 14 títulos paulistas – praticamente a metade do que havia sido disputado até então -, e herdeiro de grandes craques do futebol e de uma bela sede esportiva, na Floresta.

Titulos da Associação Athlética das Palmeiras:

Campeão da Taça Salutaris (Confronto de Campeões de RJ e SP): 1911

Campeão Paulista: 1909, 1910 e 1915.

Fundador da Associação Paulista de Esportes Atléticos, em 1913, e da Liga dos Amadores de Futebol, em 1926.

Fonte:
http://www.saopaulofc.net/spfcpedia/a-historia-do-spfc/floresta/