Entrevista: Fire Strike

fire strike band and logo

A banda FIRE STRIKE é uma das gratas revelações do Metal Nacional. Executando o clássico heavy metal oitentista inspirado por bandas como Accept, Judas Priest, Iron Maiden, Saxon, entre outros, a FIRE STRIKE tem conquistado seu espaço com destaque na mídia especializada nacional e com crescente reconhecimento também fora do Brasil.

A banda é atualmente formada por Aline Nunes (vocal), Helyad Amaro (guitarra), Henrique Schuindt (guitarra), Edivand Diamond (baixo) e Jean Praelli (bateria). Com essa formação a banda lançou ‘Lion And Tiger’, seu EP de estreia. Além disso, a banda conseguiu emplacar uma faixa na coletânea “Steel Held Hig” lançada na Alemanha.

Na entrevista a seguir, o baterista Jean Praelli fala sobre esse ótimo momento da banda, sobre a fidelidade do público heavy metal, sobre a presença feminina no estilo (que na FIRE STRIKE tem como representante a bela e competente vocalista Aline Alves), entre outras coisas. Confira!

 

ENTREVISTA: FIRE STRIKE

fire strike band

TOTR: Como foi o processo de composição e gravação de “Lion and Tiger”, o EP de estreia da FIRE STRIKE?
Jean Praelii: O nosso EP levou bastante tempo para ser finalizado, em torno de 2 anos. a questão é que ele foi todo gravado e produzido por nós mesmos, fizemos todo o processo na casa de nosso guitarrista Helywild, e nesse período houve a questão de trabalho, estudos e diversos contratempos que acabaram levando A este longo período de espera para finalmente ser lançado.

fire strike jean praelii

Batera Jean Praelli em ação!

TOTR: Como tem sido a repercussão de ‘Lion and Tiger’?
Jean Praelii: Com certeza estamos extremamente felizes com a repercussão que o EP está tendo. Conseguimos atingir muita gente que não nos conhecia, conseguimos uma excelente divulgação em vários meios de comunicação pelo Brasil e pelo mundo. Estamos recebendo resenhas muito boas do EP. Já tivemos boas críticas em países como México, Japão, Estados Unidos, Espanha, Holanda, entre outros. Conseguimos esgotar cópias do EP no Japão e na Europa. Tivemos uma matéria de 3 páginas na revista Comando Rock, saímos na revista Roadie Crew e participamos de alguns programas de Radio e até TV ! Com isso tudo tivemos excelentes colocações nas listas de melhores do ano de 2013, para um EP de estreia não poderíamos esperar nada melhor !!!

fire strike album cover

TOTR: Mesmo sendo uma banda formada por músicos jovens, a FIRE STRIKE reproduz fielmente o som característico do metal oitentista. Por que você acha que essa sonoridade dos anos 80 continua exercendo tanto fascínio entre os headbangers?
Jean Praelii: Bom, eu creio que o som do metal tradicional, o som característico dos anos 80 é algo que transborda identidade e autenticidade, é um tipo de som que não traz modas ou elementos que possam ser descartados de uma hora para outra. É algo simples e eficaz, e muitas vezes as pessoas ficam cansadas de ouvir tantas misturas e influências que descaracterizam o metal. O estilo sempre foi caracterizado por vocais potentes, riffs e solos cortantes de guitarra, baixo e bateria marcante, eu não creio que precise mais do que isso para se fazer um bom disco de Heavy Metal !

TOTR: Vocês lançaram recentemente o videoclipe da faixa “Night Fever”. Como foi gravar esse primeiro vídeo?
Jean Praelii: Com certeza foi algo totalmente novo para nós, e é algo bem diferente do que fazer um show ou até mesmo gravar uma música, você tem que repetir mil vezes, e ter várias coisas em mente. Gravamos em um local bem legal , que é uma fábrica abandonada, que serve de local para treinamento da polícia hoje em dia. O vídeo foi produzido pela Alien Foto e Vídeo, de propriedade da Fernanda Lira, vocalista e baixista da banda NERVOSA, ela que trabalhou na edição do clipe. O vídeo mostra exatamente o que queremos transmitir, uma banda detonando, apenas tocando metal, sem grandes efeitos, sem “máscaras”, ou muita conversa, só o puro metal, direto e honesto!

TOTR: A FIRE STRIKE teve uma faixa selecionada para integrar uma coletânea estrangeira. Como ocorreu esse contato? Vocês já conseguiram obter um feedback do público de outros países?
Jean Praelii: Tivemos a faixa “Streets of Fire” incluída na coletânea “Steel Held Hig” que conta com bandas de várias partes do mundo e que foi lançada na Alemanha. Foi feito o contato com o idealizador que estava selecionando bandas para participar, quando ele ouviu nosso som ficou maravilhado e nos inclui no cd. Desde o lançamento do EP e com aparticipçaõ nesta coletânea a resposta de fãs de todo o mundo vem sendo muito grande, recebemos mensagens de pessoas dos quatro cantos do mundo, países como Rússia, Japão , Sérvia, Irlanda e Bolívia, por exemplo, já nos procuraram para parabenizar a banda pelo trabalho !

TOTR: Como é ter uma ‘frontwoman’ em uma banda de metal? 
Jean Praelii: Cara, para nós é uma coisa natural, nós nunca tivemos a intenção de ter especificamente uma mulher como vocalista, tanto que antes da Aline nós tivemos dois vocalistas masculinos na banda, mas com muita sorte encontramos este talento que é a Aline. Existem os dois lados disso, o lado bom é que realmente muitas pessoas se atraem por ver uma bela mulher à frente do palco, digo, tanto homens e mulheres acham isso muito legal e diferente pelo estilo de som que tocamos, pois é difícil ver mulheres cantando Metal Tradicional nos dias de hoje. O lado ruim é que alguns caras não entendem que estamos aí pela música exclusivamente e acabam confundindo as coisas e faltando com respeito. Acho isso uma coisa muito chata.

fire strike aline

TOTR: Como vocês veem a participação feminina no metal? Você acha que as mulheres já conquistaram seu espaço em definitivo?
Jean Praelii: Eu tenho certeza que sim , hoje as mulheres estão de igual para igual com os homens em termos de sonoridade e creio que em questão de atitude tem muita mulher que ganha de mil de alguns caras por aí. Temos excelentes exemplos no Brasil e no mundo como as bandas Nervosa, Sinaya, Wild Witch, Necronemesis, Crystal Viper, Oker, Battle Beast , entre outras !

TOTR: Quais os próximos passos da FIRE STRIKE?
Jean Praelii: Nós continuamos na divulgação do EP Lion and Tiger, mas já estamos preparando as composições para o lançamento do primeiro Full Lenght da banda, esperamos poder lançar este cd ainda neste ano de 2014. Além disso, queremos ampliar nossos shows para todas as regiões do país e já estamos em negociação para shows fora do Brazil também. Temos alguns outros lançamentos previstos para este ano alguns shows que foram gravados no decorrer do ano de 2013, tem muita coisa vindo aí!

TOTR: Por fim, o espaço é de vocês para que deixem uma mensagem a todos os que nos acompanham.

Jean Praelii: Temos que agradecer o espaço nos dado para falar um pouco sobre a banda, esperamos que possamos encontrar os fãs do Brasil todo muito em breve, queremos muito continuar passando nosso amor e devoção pelo heavy metal para todos que curtem bater cabeça e adoram este estilo tão maravilhoso !!!!!!

***

Contato – FIRE STRIKE

Facebook: http://www.facebook.com/FireStrikeBand

Site Oficial: http://www.firestrike.com.br/index.php

Management: http://www.strikemet.com/

 

Entrevista por Jean Miranda

Twitter: @jean_miranda – http://twitter.com/jean_miranda

Mais sobre Futebol e Rock’n’Roll também no meu blog: http://blog-na-mira.blogspot.com.br/