SISTEMA DEFENSIVO: O PROBLEMA E A SOLUÇÃO.

 

Salve nação das três cores.

Começo esse texto citando H. L. Mencken:

“Para todo problema complexo existe sempre uma solução simples, elegante e completamente errada. ”

Pois bem, é nessa linha que vou abordar o que vejo no São Paulo de 2017, mas vou falar do São Paulo que vem dando shows, marcando muitos gols, mas que também leva muitos gols porque tem um sistema defensivo fraco, e não do São Paulo que perdeu para o palmeiras, pois esse não é o São Paulo 2017.

Não estou falando de goleiro, zagueiros ou laterais, e sim de sistema defensivo que é algo mais abrangente, pois mostra como os atletas se portam quando o time é atacado.

O São Paulo tem dois dos melhores zagueiros do Brasil: Maicon e Rodrigo Caio, um ótimo reserva: Lyanco e ainda Lugano, Douglas e Breno que são bons reservas, mas bons reservas em um sistema defensivo pronto, onde chegam para compor algo que esteja funcionando. Temos dois bons laterais direitos, Bruno e Buffarini, não deveríamos ter preocupação com essa posição; e na esquerda a boa surpresa: JR Tavares e em sua ausência Buffarini pode jogar improvisado ali até que a gente contrate um reserva.

Goleiro é um assunto complicado: Em 2016 o time levava poucos gols, mas Denis que fazia defesas difíceis, falhava em bolas fáceis. Chegou 2017 o São Paulo contratou Sidão, goleiro que começou pegando pênaltis e ajudando o tricolor a vencer a Florida Cup, mas após isso vem levando mais gols do que Denis, falhando como Denis e assim como o Denis nós já estamos pedindo “sua cabeça”.

Maicon, Buffarini e até Rodrigo Caio são outros jogadores que vem falhando em 2017 e a gente já começa a critica-los de forma mais veemente, mas por que? Porque “para todo problema complexo existe sempre uma solução simples, elegante e completamente errada”.

Eu mesmo já disse: “Maicon e Rodrigo Caio merecem um pouco de banco, Buffarini está devendo a muito tempo, Sidão é do mesmo nível do Denis, etc.”, mas isso é simplificar algo complicado. Por que esses bons jogadores não estão bem em um time que está tão bem do meio para a frente? No calor do jogo a gente fala algumas bobagens… Torcedor tem um poder imenso de criar Deuses e escolher alguns para Cristo…

Mesmos nos jogos em que São Paulo tem dado show eu vejo uma carência gritante no time: falta um cabeça de área, um primeiro volante; essa carência sobrecarrega a defesa, pois os volantes não têm características defensivas; em alguns momentos de 2016 Hudson foi muito importante, chegou a ser líder em desarmes e ganhou a tarja de capitão.

Para resumir: o time do São Paulo ataca o tempo todo, laterais, volantes e até zagueiros estão sempre avançando, geralmente tem a bola e joga no campo do adversário, por isso marca tantos gols; mas quando atacado falta o CINCO, o cara que faz a cobertura dos laterais, que protege a zaga, poderia até ser um libero, mas falta ter alguém ali para completar o sistema defensivo.

Enquanto não resolvermos a questão “sistema defensivo”, vamos continuar criticando e pedindo a cabeça de goleiros, zagueiros e laterais; pois as falhas vão continuar acontecendo e quando o time não resolver do meio para a frente a derrota virá.

Tudo isso que exponho, o faço levando em conta um time que está em formação, experiências estão acontecendo, Jucilei pode ser esse CINCO, mas se ele não estiver em campo precisamos de alguém para suprir essa carência, atacar é bom e agrada ver o time que joga como o tricolor tem jogado, mas temos que nos precaver, pois nossa defesa sem essa peça estará sempre exposta já que nossos laterais são alas e nossos volantes são segundo-volantes que não se dedicam tanto na marcação, mas isso é assunto para outro post…

Um abraço a todos e até a próxima.

Guine

Siga no twitter

www.twitter.com/Guine_SPFC

Discussões e opiniões sobre futebol e sobre o Tri-Mundial.