Ponto de Vista: SITUAÇÃO TÃO COMPLEXA COMO SIMPLES

Blog Sem categoria Tricolor

ImagemPostGuine

 

Salve nação Tricolor e Rock´n´Roll.

Nosso Tricolor vive uma situação tão complexa como simples em minha opinião… Complexa, por que estamos todos tentando entender e encontrar a solução para as dificuldades de momento e não conseguimos chegar em um denominador comum; e simples por que em minha opinião, o que falta é um elo entre treinador, elenco e Diretoria.

Onde está o problema do São Paulo: Diretoria, Treinador ou Elenco?

Antes de começar gostaria de lembrar duas coisas que julgo importante demais para tentar entender e analisar o que acontece no São Paulo atualmente.

  • No final de 2015 o São Paulo se desmontou: Saíram Rogério, Luís Fabiano e Pato. Considero que a simples saída de Rogério represente um desmanche; Perdemos ali não só um ídolo, um líder, uma referência, perdemos a identidade e embora alguns permaneçam, vejo um time começando do zero.
  • Sucesso e Resultado só vem antes do trabalho no dicionário, portanto, Bauza ou qualquer outro técnico precisará de tempo pra trabalhar, buscar um padrão de jogo, lideranças no elenco, e só assim conseguirá sucesso, os times vencedores que tivemos ao longo de nossa história foram frutos de muito trabalho, apoio e paciência.

De forma bem simples tento explicar algo que julgo muito complexo: qual o real problema do São Paulo?

Treinador:

Nosso treinador é um vencedor, conquistou títulos importantes com elencos fracos, tem hoje no São Paulo uma infraestrutura boa, elenco “bom” e condições de ser no Brasil o que foi na Argentina: um vencedor; falta para ele apoio e alguém que coordene a interface entre comissão técnica e elenco, que deixe claro quem de fato manda; Bauza comete ao nosso ver alguns equívocos por “insistências”, mas esses equívocos podem ser para ele, convicção de que está no caminho certo ou ainda resultado de não conhecer nosso elenco e o futebol brasileiro, como não tem esse alguém para ajudá-lo, precisa ainda mais de tempo… Cobrar um trabalho em três meses de trabalho é insano.

Elenco:

Nosso elenco não é o melhor do Brasil, mas também não é fraco, pra mim está na média… Acho que está entre os cinco melhores do país, acontece que a distância que existe entre os cinco melhores e os cinco piores da primeira divisão é muito pequena; temos jogadores de qualidade, jogadores de raça, protagonistas, coadjuvantes, etc. Falta a esse elenco alguém que converse e cobre, que explique o que é vestir a camisa do São Paulo, que explique que quem manda é o técnico, que no São Paulo não tem panela, e que esse técnico terá todo apoio para os botar no banco independente de quão estrela eles achem que possam ser, que explique que aqui o que importa mesmo é o São Paulo, que as estrelas que valem são as que estão em nosso escudo.

Diretoria:

Nossa Diretoria é igual a quase todas as outras, verdade que vivemos um momento especialmente horrível em 2015 que foi consequência das peripécias de Juvenal para se perpetuar no poder e isso vai demorar um pouco passe se resolver, no mais, contratam errado como as outras Diretorias, vem atrasando salários como em muitos clubes, mas ao meu ver, o maior erro de nossa Diretoria é não ter definido alguém que faça o elo diretoria/treinador/elenco.

Portanto, apesar de nosso técnico estar começando e cometer alguns “equívocos”; de o elenco não ser o melhor do país e precisar de um puxão de orelha, e dos erros da diretoria em contratações e no timing em tomar decisões; a grande responsável pela situação que vivemos é a direção, mas não só pelas falhas e erros citados, mas por que só ela pode contratar alguém que faça esse trabalho que julgo tão importante para que treinador tenha comando e tranquilidade, jogadores tenham respeito e responsabilidade e diretoria conhecimento das reais necessidades de técnico e elenco.

Falta o GERENTE DE FUTEBOL; alguém que saiba o que é ser gerente, mas o mais importante, que saiba o que é futebol, e só a diretoria pode contratar esse alguém que em minha opinião é o elo que falta.

E há muito tempo não permite ao São Paulo ser aquele clube um dia chamado de Soberano.

Abraços a todos e até a próxima,

Guiné

Siga no twitter

www.twitter.com/Guine_SPFC

Discussões e opiniões sobre futebol e sobre o Tri-Mundial.