TUDO CERTO, MAS QUAL A SOLUÇÃO?

Destaque Tricolor

Salve nação tricolor.

Após a trágica eliminação que o tricolor sofreu na pré-Libertadores no dia 14 de fevereiro ao empatar com o Talleres no Morumbi, 0x0, não conseguindo reverter o resultado do jogo de ida, o que a gente mais tem visto entre os torcedores tricolores são campanha pedindo a saída do Leco, de conselheiros, do Raí, do Nenê, Diego Souza, Hudson, Jucilei, Reinaldo, faxina no elenco… e por aí vai.

Dependendo do ponto de vista todo mundo tem sua razão, afinal o um dia chamado Clube de Vanguarda virou motivo de chacota.

Tudo certo, mas qual a solução?

O mandato de Leco só termina no final de 2020, para ele sair antes teria que acontecer um Impeachment ou uma renúncia o que eu não acredito, essa crise nasceu com a mudança no estatuto para possibilitar a reeleição de Juvenal, ali o clube fez um pacto com o diabo que só poderia dar nisso…

Conselheiros? O negócio da maioria ali é poder, espaço no comando do clube, voz ativa, etc. Logo, não vejo também a solução para nosso problema tentar de forma ineficaz mudar o pensamento dos conselheiros.

A queda de Raí… durante anos a torcida pediu ex-jogadores, que amam o clube, no comando do futebol. Pois bem; Leco, oportunista que é, fez apenas o que a torcida queria… Rogério Ceni técnico, Raí diretoria de futebol, Pintado, Lugano e Ricardo Rocha ajudando e? Nada mudou, tudo indica que a solução não é a saída de Raí, o problema não está ali, até porque dá até medo de pensar quem entraria no lugar dele.

“Ahhh vamos limpar o elenco, manda todo mundo embora, usa a base…”

É muita bobagem que a gente lê no que se diz respeito a elenco…

Faxina no elenco? Como? Jogadores tem contratos e o clube precisa pagar meu Deus… por outro lado a gente vem fazendo isso há tempos; vamos lembrar das últimas “limpezas”? Michel Bastos, Wesley, Cueva, Cícero, Maicon, Buffarini, Denis, Sidão, Rodrigo Caio só para citar alguns que eram denominados o “problema da vez”. E a coisa não muda… Por outro lado, onde estariam hoje os adeptos da “Chapada do Nenê” ou do “Toca no Diego que é gol”, será essa mesmo essa solução? “Faxina” no elenco a cada semestre?

Usar a base? Nessa fase? Poucos são os garotos jovens que conseguem subir nesses momentos e não sentir a pressão, entre os de hoje vejo Luan e Antony nessa situação, talvez Liziero… no mais, não vejo ninguém pronto para o que vem por aí (não será moleza). Se a gente conseguir emplacar entre 3 e 4 garotos no time principal será um feito enorme…

Pois bem, na minha opinião a solução para a crise do São Paulo virá do campo, quase veio com Aguirre com um elenco inferior ao de hoje… Cuca tem de blindar o elenco, sim esse elenco que é bom; tentar negociar quem não interessar (Não “fazer faxina”, pois os caras têm contrato), se não conseguir vender, tentar trocar, etc. Criar uma filosofia de jogo, usar o elenco de acordo com suas características e o mais importante: simplificar… O São Paulo precisa de um título, para tirar o peso da falta de conquistas das costas e seguir sua trajetória rumo ao sucesso.

Acreditem: Não será Leco, Raí, o conselho deliberativo, reclamações em perfil de jogadores, ou frases de efeito e Hashtags em redes sociais que vão solucionar nossos problemas e sim muita seriedade e trabalho. Nosso papel, do torcedor, é torcer e apoiar confiando no técnico e no elenco (a gente não sabe o que acontece lá dentro e comenta sem base nenhuma).

Futebol se ganha ou se perde no campo, já vi elencos qualificados e elencos limitados ganhando e perdendo campeonatos, a diferença entre um time vencedor e um perdedor as vezes está mais na escolha certa de técnico e esquema de jogo do que técnica de jogadores… gostei do esboço de time e da ideia apresentada por Mancini que certamente reflete o pensamento de Cuca… sem invenções, sem feitiçarias, apenas botando cada um na sua e usando o elenco de acordo com suas características e o principal, entendendo o momento histórico do clube. Assim como fez Aguirre, precisamos aprender a nos defender para não perder e depois começar a tentar ganhar, futebol é assim, simples… só que esse simples as vezes é algo complexo.

Um abraço aos amigos, fiquem bem e #VamosSãoPaulo.

Siga no twitter: Guine_SPFC